quinta-feira, 7 de julho de 2011

A Tatin ao Avesso


Eis que há poucos dias encontrei uma torta tatin ao avesso, ou seja, massa em cima e maçã na parte de baixo, no restaurante Opção, da minha cidade, Espírito Santo do Pinhal.
No cardápio, a sobremesa se apresentava como Gratin de Maçãs, nome me fez salivar. Comi minha entrada e meu prato principal, que estavam bons, sem me esquecer um minuto da sobremesa.  
Quando o gentil garçom a colocou na minha frente, apresentava-se aromática, delicada. Percebi que não havia maçãs brilhantes na parte de cima, como na torta tradicional. Juntei na minha colher um pedaço da torta, um pouco de sorvete de creme – acompanhamento obrigatório para uma tatin que se preze – e levei a colherada à boca. Delícia. Ali estavam todos os sabores sutis de uma boa tatin.
Cheguei a pensar em virar a sobremesa do lado contrário, para ter uma torta tradicional, como manda o figurino. No fim das contas, não achei necessário. Acabei achando engraçado comer uma tatin do avesso. Ri com meus botões e raspei o prato como uma criança, sentindo cada pedaço quente da torta se misturar ao bom sorvete de creme.
Fiquei feliz ao saber que o público da minha cidade tem uma opção desta sobremesa. A cidade sempre foi muito carente de bons restaurantes. Depois, percebi que minha tatin ao avesso em nada deixa a desejar às melhores tortas que já provei tanto no Brasil quanto na França.
Após me regalar, fui falar com os cozinheiros locais e soube que a receita foi retirada de uma latinha de Leite Moça. A massa leva leite condensado, me disseram. Um pouco, bem pouquinho. É sutil, não dá para perceber o açúcar característico da matéria-prima.
Desta torta não consegui pegar a receita. Assim que conseguir, publico aqui no blog.

Um comentário:

  1. Muita coisa gostosa, no seu site, obrigado por compartilhar.
    visite o meu, acho que vai gostar.
    abraços e um lindo sábado

    ResponderExcluir