terça-feira, 28 de junho de 2011

As tortas rústicas da chef Edir Nascimento



Uma das tortas mais suculentas que já provei foi feita pela chef Edir Nascimento, do 339 Gastronomia. Me lembro de chegar a uma festa, na sua casa, e vê-la desenformar, com muita habilidade, uma tatin grande, que se apresentou com maçãs cortadas ao meio, suculentas, doces, que traziam o gostinho adstringente característico da fruta.
Edir é uma das profissionais mais criativas que conheço. O primeiro contato que fiz com ela foi quando trabalhava no resaurante chamado Restaurante, acho que em 2000. Eu trabalhava no núcleo de revistas da Folha de S. Paulo e certo dia liguei para ela para pegar uma receita. Excêntrica que só ela, Edir me recebeu assim:  "Nunca te disseram para não ligar para um cozinheiro na hora do amoço?". Engoli seco, me desculpei e fiquei curioso com a figura que estava do outro lado do telefone. 
Meses depois nos encontramos por acaso em Paris. Ela havia se mudado para a cidade para cursar o Le Cordon Bleu. Acho que em 2001. Me lembro que nos aproximamos nesta época. Algumas vezes cheguei a esperá-la na recepção da escola. Na segunda semana de aula, mesmo sem saber falar uma única palavra em francês, ela já havia conquistado toda a turma com quem estudava, além dos professores. Desde então ela pega receitas clássicas francesas e dá um toque pessoal.
Pedi para esta amiga querida criar uma torta especialmente para o blog e recebi fotos de várias versões da sobremesa. Algumas pequenas, outras médias, todas com meia maçã (veja a foto). Criou também uma sobremesa com uma maçã inteira. É de dar água na boca. Veja só que beleza.
Segue a receita: 

Torta de maçã na frigideira
Por Edir Nascimento e Lúcia Faria, do livro “O Banquete dos Sentidos I” (Meta Livros)
Ingredientes para a massa
300g  de farinha de trigo
200g de manteiga
1 gema
1 pitada de sal
100g de açúcar
Ingredientes para o recheio
1kg de maçãs fuji
suco de 1 limão
6 colheres (sopa) de manteiga  sem sal
1 xícara e mais 2 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de água
Preparo
Misture a gema, a manteiga, o açúcar e mexa bem. Junte a farinha de trigo e o sal. Prepare a massa e leve ao congelador por ½ hora. Aqueça o forno em temperatura média. Descasque e corte as maçãs ao meio, retire as sementes, esprema o suco de limão e reserve.
Em uma frigideira, derreta a manteiga, junte o açúcar e a água e deixe formar um caramelo. Mexa para ficar todo de uma só cor. Tire do fogo, deite as metades de maçã na frigideira formando um círculo (a parte de fora da maçã virada para cima) e cozinhe em fogo baixo de 5 a 8 minutos, até o suco das maçãs começar a sair e misturar-se com o caramelo. Leve a frigideira ao forno e asse por cerca de 25 minutos, até as maçãs ficarem macias.
Tire a frigideira do forno e aumente a temperatura.
Enquanto isso, abra a massa em cima do papel de alumínio, formando um círculo um pouco maior que a boca da frigideira. Coloque esse círculo de massa sobre as maçãs. Aperte a massa em volta da borda da frigideira.
Ponha a frigideira dentro de uma assadeira. Coloque-a na grade mais alta do forno por 15 a 20 minutos, até a massa corar. Passe a faca em volta da frigideira e desenforme a torta num prato. Sirva com sorvete de creme.
Tempo de preparo: 40 minutos.
Rendimento: 10 porções
Execução: fácil

Um comentário:

  1. Adorei o ^excentrica como só ela^...Adoro a Edir. E, como disse, ela é uma das pessoas mais criativas na cozinha. Coração do tamanho do mundo e um talento sem fim!

    ResponderExcluir