domingo, 5 de junho de 2011

O açúcar


Como diz Erick Orsenna no livro que dedicou ao açúcar, "o salgado, o amargo, o ácido, esses três outros sabores, se parecem com a vida cotidana. O doce é a festa, é delizar, como um pouco de música, no ar".  

Faço sempre minhas tortas com o açúcar branco refinamento, que apesar de ter aditivos químicos que roubam a maioria dos seus nutrientes, bem, disso a gente sabe, transforma-se em caramelo de forma simples e bonita. O açúcar é uma das mágicas da gastronomia . Tanto é que há doces que levam somente açúcar? O puxa-puxa, do Recôncavo Baiano, por exemplo. Dependendo do ponto de cocção você tem uma magia diferente.
Já fiz caramelo usando o açúcar cristal, e não vi diferenças  no resultado final, apesar de alguns dizerem que este deixa a maçã mais brilhante. Já usei também o mascavo. A torta fica interessante, com gostinho rústico, mas a cana rouba a cena e a maçã vira coadjuvante. Esta não é a ideia da tatin. Os ingredientes devem se equilibrar no resultado final.

Reconheço uma boa tatin, quando, ao prová-la, encontro o sabor do açúcar, da maçã, da farinha e da manteiga.    

2 comentários:

  1. Acompanhemos. Não se demore para revelar a receita, por favor. Fiquei com água na boca. Gosto de TODAS as frutas, mas maçã é a melhor. Sempre carrego uma na bolsa e, como tudo que como, gosto de ficar cheirando antes de saborear.
    Essa torta deve ser muito perfumada! =]

    ResponderExcluir
  2. olá Cristine, vou postar alguma sreceitas esta semana. bjs, ;-)

    ResponderExcluir