domingo, 19 de junho de 2011

A Torta como Oferenda


Um dos meus presentes de aniversário providenciais é uma tarte tatin, feita com carinho, que levo pronta para a casa dos amigos, sempre com um pote de sorvete de creme debaixo do braço.  
Me lembro que, no aniversário do Rick Scaff, no fim do ano passado, fiz uma bela torta, que foi colocada na mesa de sua casa, arrumada com diversos quitutes de sabor infantil... tudo uma delícia. Assim que o aniversariate viu o presente, disse: “Olha, parece uma oferenda!”.  E era. A ideia era esta mesma.  
Me lembro que a torta fez sucesso com a Fernanda Couto, que me pediu a receita. Mandei, via facebook, uma bem simples. É assim que faço minha torta, embora goste de adaptá-la vez ou outra. Se a maçã está mais azeda, por exemplo, uso mais açúcar. Se a manteiga tem sal, não uso sal na massa.
Segue a receita, com o recadinho que mandei para a Fernanda

Olá Fernanda, segue a receita da torta que fiz para o niver do Ricky..
qq dificuldade na hora de fazer, pode me escrever.
Sempre faço numa forma redonda teflon, assim nunca gruda. bjs
ale

Para a massa
Ingredientes
200 g de farinha de trigo (1 xícara e meia, mais ou menos)
125 g de manteiga gelada em cubos (meio pacote)
1 colher (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1 a 3 colheres (sopa) de água gelada
Modo de Preparo
1. Corte a manteiga em cubinhos. Numa tigela, coloque a farinha e os cubinhos de manteiga e misture com as mãos, formando uma farofa.
2. Em seguida, acrescente o açúcar e o sal e misture com as mãos. Adicione uma colherada de água gelada por vez, conforme a necessidade. Vá verificando o ponto da massa. Ela massa deverá ficar lisa e homogênea.
3. Faça uma bola e coloque-a entre duas folhas de plástico filme (pode ser qq plástico, inclusive saquinho de supermercado) e abra a massa até que fique com o tamanho da forma que vc for usar.
Para o recheio
Ingredientes
8 maçãs grandes sem pele, cortadas em oito partes cada (sem sementes)
 1/2 limão
 
125 g de manteiga  (meio pacote)
 1 1/4 xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo
 1. Com uma faquinha afiada, descasque as maçãs e retire as sementes. Corte a maçã (na vertical) em 8  partes e as coloque numa travessa com água e o suco de ½ limão (o limão não deixa que os pedaos escureçam).
2. Numa panela, coloque o açúcar, a manteiga e as maçãs cortadas.
3- Deixe cozinhar até que as maçãs sejam facilmente perfuradas com a ponta de uma faca. (cada pedaço de maçã deve ficar bem dourado).
4. Preaqueça o forno a 180ºC .
5. Numa fôrma redonda antiaderente, distribua as maçãs. A seguir, colocar por cima das maçãs, a massa aberta, até cobrir toda a superficie.
6. Leve a torta ao forno preaquecido e deixe assar por 25 minutos ou até que a massa fique dourada.
9. Retire a torta do forno e deixe esfriar um pouco.
10. Para desenformar a torta, coloque um prato sobre a fôrma, segure bem e vire de uma vez. Se a torta não desenformar de imediato, dê alguns soquinhos na fôrma. Não deixe a torta esfriar muito, pois você correrá o risco de ela ficar grudada na fôrma. Neste caso, e só em último caso, aqueça um pouquinho a torta em fogo baixo e repita a operação. Sirva morna com sorvete de creme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário