quinta-feira, 9 de junho de 2011

A farinha, a massa


Rica em amido, a farinha em pó desidratada é obtido geralmente de cereais moídos, como trigo, o centeio e a cevada, mas pode vir tambpem de raízes, como a mandioca.

Para a nossa torta, usamos a farinha de trigo branca, mas já provei tatin com farinha integral amanteigada. Fica uma delícia, uma torta rústica. Aliás, a ideia da tatin é ser rústica, não é?

Algumas pessoas põe um ponto de canela na massa, outras, lascas de favas de baunilha, uma pitada de sal (caso a manteiga não seja já salgada). Há quem coloque essência de pistache, amendoas moídas misturadas à farinha etc. Particularmente, prefiro o doce sem muitas invencionices. 

Dependendo da quantidade de farinha e da manteiga, você vai ter uma massa folheada ou então aquela que se desmancha na boca, a sablé, torradinha na medida certa, encharcada de calda morna. Prefiro a massa amanteigada, não muito doce, já que as maçãs caramelizadas já contêm açúcar o suficiente.  A massa deve ser mais para o neutro, mas isso varia de gosto para gosto. Mas este sabor neutro pode variar de uma torta para outra, pois, depende da época do ano, as maçãs são mais doces ou mais ácidas.
Cada vez quetiro uma torta do forno, descubro uma novidade.  A tatin é um universo a se explorar.  Tenho a impressão de que uma nunca sai igual a outra, mesmo que você use medidas milimétricas, a mesma temperatura. Mas disso falamos em breve.

Um comentário: